CNBB e a ação pastoral com a juventude
A CNBB tem uma longa e bonita história de opção afetiva e efetiva pelos jovens. Suas Diretrizes Gerais bem como seus Planos de Ação sempre trouxeram marcas positivas e desafiadoras com relação à evangelização da juventude. No início se apoiou em propostas como as Congregações Marianas e os Jovens Vicentinos. Depois incentivou a Ação Católica Especializada com as várias ramificações na área juvenil. Vieram, em seguida, os Movimentos de Encontro e a articulação das Pastorais da Juventude a partir dos grupos juvenis.
O Setor Juventude da CNBB, criado em 1983, vai ganhando visibilidade e força no cenário eclesial e se transforma, por decisão dos bispos e sua 49ª. Assembleia Geral de 2011, em Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Responsável por acompanhar as Pastorais da Juventude e gerar espaços de unidade entre as diversas expressões juvenis, segundo as orientações do Documento 85 de 2007, a Comissão anima a pastoral juvenil no país. Recentemente organizou a Coordenação da Pastoral Juvenil que, contando com representantes de algumas expressões, busca caminhos de evangelização comum e a partir do princípio do protagonismo juvenil. A Equipe Jovem de Comunicação, principalmente através do site www.jovensconectados.org.br , tem prestado um precioso serviço de evangelização.
Dois textos da coleção Estudos da CNBB (nos 44 e 76) e um dos Documentos da CNBB (no 85) registram história, pedagogia, desafios, horizontes constantes para impulsionar o trabalho junto aos jovens. As duas Campanhas da Fraternidade (1972 e 2013) com seus textos-base e provocações, são sinais, também, deste olhar preferencial pelas novas gerações. Ao solicitar ao papa a realização de uma Jornada Mundial da Juventude em terras brasileiras, os bispos manifestaram, mais uma vez, aos jovens do Brasil, o seu amor por eles e o desejo de favorecer-lhes caminhos novos para o alimento de sua vocação de discípulos missionários.
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB – Presidente
Dom Bernardino Marchió
Dom Vilson Basso, SCJ
Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB – Presidente
Dom Bernardino Marchió
Dom Vilson Basso, SCJ
Assessores
Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB
Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB
Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário