Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Santo Inácio de Antioquia

Santo Inácio de Antioquia

 Neste dia nos deparamos com a fé ardente, a doação completa e o amor singular a Cristo do Mártir Inácio, sucessor de São Pedro em Antioquia da Síria, que desde a infância conviveu com a primeira geração dos cristãos. Como bispo foi muito amado em Antioquia e no Oriente todo, pois sua santidade brilhava. Mas foi por isso também que o prenderam, em razão de sua liderança na religião cristã no império Le Frazano, por volta do ano 107. Com a vitória do exército sobre Déscio, em Roma, principalmente, começaram a festejar. Um dos maiores atrativos nestas festas era o cruel espetáculo no Coliseu, onde muitos cristãos eram devorados por feras. Entre estes mártires esteva voluntariamente o santo de hoje. Chamado Teóforo, portador de Deus, Inácio, ao ser transportado para Roma, sabia que cristãos de influência na corte imperial poderiam impedi-lo de alcançar Cristo pelo Martírio, por isso, dentre tantas cartas que enviava para as comunidades cristãs, a fim de edificar, escreveu em especial à Igreja Católica em Roma: "Eu vos suplico, não mostreis comigo uma caridade inoportuna. Permiti-me ser pasto das feras, pelas quais me será possível alcançar Deus, sou trigo de Deus e quero ser moído pelos dentes dos leões, a fim de ser apresentado como pão puro a Cristo. Escutai, antes as feras, para que se convertam em meu sepulcro e não deixem rasto do meu corpo. Então serei verdadeiro discípulo de Cristo". Nesta mesma carta há uma preciosa afirmação sobre a presença de Cristo na Eucaristia: "Não encontro mais prazer no alimento corruptível nem nos gozos desta vida, o que desejo é o pão de Deus, este pão que é a carne de Cristo e, por bebida, quero seu sangue, que é o amor incorruptível". Santo Inácio foi, de fato, atirado às feras no Coliseu, em Roma no ano 107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário