Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Santa Pelágia


Santa Pelágia

Nasceu no século IV, na Palestina. Mulher de belos dotes físicos, bailarina, que de tão bela era conhecida como \"pérola preciosa\". Levava uma vida libertina em Antioquia, encantava os homens com sua dança e os ornamentos luxuosos que usava. Certa vez, a ostentação chamou a atenção de um bispo, durante uma procissão a que a bailarina assistia. Ele comentou que se uma mulher era capaz de se enfeitar daquela forma para chamar a atenção de um homem, muito maiores deveriam ser os ornamentos para embelezar a alma e agradar ao Criador. Desta forma, Pelágia se viu tocada no seu coração e compreendeu as palavras proferidas pelo bispo. Viu quão grande era o vazio em que se encontrava sua alma. Não parou para pensar e, tomada de grande emoção, procurou ajuda espiritual. Pelágia trocou as roupas e adereços de pura seda e ouro por uma túnica de penitente e conseguiu o batismo. Em seguida, doou todos seus bens à Igreja, abandonou Antioquia e seguiu solitária, a pé, para Jerusalém, onde viveu até o fim da vida numa gruta fechada, no Monte das Oliveiras, fazendo rudes penitências no mesmo lugar em que Nosso Senhor Jesus Cristo havia sofrido Sua Agonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário