Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"... homem e mulher os criou"


"... homem e mulher os criou" 
Deus nos fez homens e mulheres

Você, com certeza, já fez provas com questões dissertativas – daquelas que você tem uma pergunta e precisa redigir a resposta –, e outras questões de múltipla escolha. Qual tipo você prefere? Tem gente que diz que, quando a gente não sabe a matéria direito, a múltipla escolha é bem melhor. Dá até pra “chutar”. Tem gente que diz que, quando a gente sabe a matéria pra valer, a múltipla escolha acaba confundindo… é melhor a pergunta direta, e você responde com segurança. Afinal, você sabe a matéria.

Nas “provas” que a vida vai lançar pra você ao longo do seu caminho também é assim. Tem gente que não sabe o que quer da vida e acaba se confundindo, se perdendo em meio a tantas alternativas que o mundo oferece. Mas na “prova” da fé e do amor, Deus é “dissertativo” e te pergunta: “Tu me amas?” (cf. Jo 21, 15)

O que você vai responder? Essa matéria é fácil, você sabe de cor… de coração. Essa resposta de amor está gravada na nossa alma e também no nosso corpo. No livro do Gênesis aprendemos: “… homem e mulher os criou.” (Gen 5, 2). Não é múltipla escolha! Não há alternativas a escolher. Fique tranquilo: Deus escolheu para você! Ele, na sua sabedoria infinita, nos deu uma identidade sexual: feminino ou masculino. O determinismo biológico não é escravidão, mas é um caminho que se abre a nossa frente para nos aproximar de Deus. O caminho para encontrarmos a verdadeira felicidade é nos tornarmos quem realmente somos. Deus que nos criou, nos ama e nos convida a amar. Ele nos conhece melhor do que a nós mesmos e, em seu plano de salvação, nos criou homens e mulheres para que com a totalidade do nosso ser aprendêssemos a nos amar como Ele nos ama. Ou você duvida que Deus erraria na escolha da sua sexualidade?

O mundo, perdido como está, quer nos impor muitas opções. Quer nos ensinar que podemos escolher entre muitas alternativas: ser homem, ser mulher, ser um pouco dos dois… independentemente do que o meu corpo me revela. Usa como pretexto que os papéis sociais só trazem desigualdades. Acabam dando alternativas que só nos confundem… 

Acredite, sendo você homem ou mulher, Deus deixou gravado em seu coração um jeito próprio de amar conforme a sua sexualidade. Ao nos criar, Deus nos fez a sua imagem e semelhança e nos fez homem e mulher. Isso indica que a complementaridade entre os sexos espelha Deus, ou seja, torna visível, o mistério invisível do amor de Deus. Somos chamados a amar como Ele amou, vivendo em comunhão de pessoas, como a Santíssima Trindade. E isso se realiza plenamente no ser masculino e feminino. O homem é predisposto a se tornar um dom para a mulher. A mulher é predisposta a receber esse dom e dar-se em retorno ao homem. O amor entre eles é tão real e profundo que pode dar origem a outro ser humano. 

Somos diferentes – física e psicologicamente, mas iguais em dignidade! Sexo, é preciso sublinhar, não é um verbo, é um substantivo (essa questão você já sabia, né?!). É quem somos: homens ou mulheres. Quando perguntamos sobre o significado do sexo queremos, na verdade, saber o significado da nossa criação como homem e mulher. Se você é homem, Deus o criou para ser um homem. Se é mulher, Deus a criou para ser mulher. Este é o sentido inerente do sexo. 

Todos nós precisamos re-ordenar nossa sexualidade, pois a tentação existe e vem para todos. É uma cura para todos nós: encontrarmos em Cristo nossa verdadeira identidade de homens e mulheres. Isso não quer dizer que se tivermos fé todos os nossos problemas, confusões e feridas desaparecerão instantaneamente. É um processo gradual para o qual devemos usar tudo o que há de bom em termos de suporte psicológico, direção espiritual, vida sacramental, leituras espirituais etc. 

Nossa vocação, o chamado que Deus nos faz não é impossível de se viver. É difícil, mas a Graça está conosco. Jesus te pergunta mais uma vez: “Tu me amas?”. É a sua vocação. O que você vai responder, não com palavras, mas com todo o seu ser, com a sua vida? Quer uma dica?! Fica o exemplo de Pedro: “Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo!”. Entregue para Deus a sua sexualidade e ele te ensinará a vivê-la plenamente! Nota dez! 

Ronaldo e Tatiana
Setor Pré- Matrimonial da Pastoral Familiar/ Arquidiocese do Rio de Janeiro

Fonte: Canção Nova

Mensagem do Dia

Ouça a voz de Deus. Às vezes, você busca falar com Ele, mas a sua voz se cala, sem coragem de se elevar até a Sua presença. Não se aflija, porém. Ao invés de falar \"para fora\", busque falar \"para dentro\" de você. Surpreendentemente, ali você ouvirá a \"voz divina\" que tanto anseia escutar. Ela lhe ama infinitamente. Procure segui-la. Você sentirá paz e alegria.

Oração a Santo Afonso Rodrigues

Oração a Santo Afonso Rodrigues


Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de Santo Afonso Rodrigues, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Liturgia Diária

Primeira leitura (Efésios 6,1-9)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

1Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isto é que é justo. 2”Honra teu pai e tua mãe” – é o primeiro mandamento – que vem acompanhado de uma promessa: 3”A fim de que tenhas felicidade e longa vida sobre a terra”. 4Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós, mas, para educá-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vêm do Senhor.5Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero, como a Cristo, 6não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo, que se apressam em fazer a vontade de Deus. 7Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não aos homens. 8Vós os sabeis: o bem que cada um tiver feito, seja ele escravo ou livre, tornará a recebê-lo do Senhor. 9E vós, senhores, fazei o mesmo com os escravos. Deixai de lado a ameaça; vós sabeis que o Senhor deles e vosso está nos céus e diante dele não há acepção de pessoas. 


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.
 
Salmo (Salmos 144)

— O Senhor cumpre sempre suas promessas!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e o vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
— O Senhor é amor fiel sem sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou. 
 
Evangelho (Lucas 13,22-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” 
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Canção Nova

Santo Afonso Rodrigues


Santo de Hoje
Santo Afonso Rodrigues

A Companhia de Jesus gerou padres e missionários santos que deixaram a assinatura dos jesuítas na história da evangelização e na história da humanidade. Figuras ilustres que se destacaram pela relevância de suas obras sociais cristãs em favor das minorias pobres e marginalizadas, cujas contribuições ainda florescem no mundo todo. 

Entretanto de suas fileiras saíram também santos humildes e simples, que pela vida entregue a Deus e servindo exclusivamente ao próximo, mostraram o caminho de felicidade espiritual aos devotos e discípulos. Valorosos personagens quase ocultos, que formam gerações e gerações de cristãos e, assim, sedimentam a sua obra no seio das famílias leigas e religiosas. 

Um dos mais significativos desses exemplos é o irmão leigo Afonso Rodrigues, natural de Segóvia, Espanha. Nascido em 25 de julho de 1532, pertencia a uma família pobre e profundamente cristã. Após viver uma sucessão de fatalidades pessoais, Afonso encontrou seu caminho na fé. 

Tudo começou quando Afonso tinha dezesseis anos. Seu pai, um simples comerciante de tecidos, morreu de repente. Vendo a difícil situação de sua mãe, sozinha para sustentar os onze filhos, parou de estudar. Para manter a casa, passou a vender tecidos, aproveitando a clientela que seu pai deixara. 

Em 1555, aconselhado por sua mãe, casou e teve dois filhos. Mas novamente a fatalidade fez-se presente no seu lar. Primeiro, foi a jovem esposa que adoeceu e logo morreu; em seguida, faleceram os dois filhos, um após o outro. Abatido pelas perdas, descuidou dos negócios, perdeu o pouco que tinha e, para piorar, ficou sem crédito. 

Sem rumo, tentou voltar aos estudos, mas não se saiu bem nas provas e não pôde cursar a Faculdade de Valência. 

Afonso entrou, então, numa profunda crise espiritual. Retirado na própria casa, rezou, meditou muito e resolveu dedicar sua vida completamente a serviço de Deus, servindo aos semelhantes. Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571. E foi um noviciado de sucesso, pois foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas em Palma, na ilha de Maiorca, onde encontrou a plena realização da vida e terminou seus dias. 

No colégio, exerceu somente a simples e humilde função de porteiro, por quarenta e seis anos. Se materialmente não ocupava posição de destaque, espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos. Recebera dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura. 

E assim, apesar de porteiro, foi orientador espiritual de muitos religiosos e leigos, que buscavam sua sabedoria e conselho. Mas um se destacava. Era Pedro Claver, um dos maiores missionários da Ordem, que jamais abandonou os seus ensinamentos e também ganhou a santidade. Outro foi o missionário Jerônimo Moranto, martirizado no México, que seguiu, sempre, sua orientação. 

Afonso sofreu de fortes dores físicas durante dois anos, antes de morrer em 31 de outubro de 1617, lá mesmo no colégio. Foi canonizado em 1888, pelo papa Leão XIII, junto com são Pedro Claver, seu discípulo, conhecido como o Apostolo dos Escravos. Santo Afonso Rodrigues deixou uma obra escrita resumida em três volumes, mas de grande valor teológico, onde relatou com detalhes a riqueza de sua espiritualidade mística. A sua festa litúrgica é comemorada no dia de sua morte.

A existência de Deus


A existência de Deus 
Das criaturas materiais até Deus

A inteligência humana pode conhecer a existência de Deus aproximando-se d’Ele por um caminho que tem como ponto de partida o mundo criado e que possui dois itinerários, as criaturas materiais e a pessoa humana. Embora este caminho tenha sido desenvolvido especialmente por autores cristãos, os itinerários que, partindo da natureza e das atividades do espírito humano levam até Deus, têm sido expostos e percorridos por muitos filósofos e pensadores de diversas épocas e culturas. 

As vias em direção à existência de Deus também se chamam “provas”, não no sentido que as ciências matemáticas e naturais dão a esse termo, mas como argumentos filosóficos convergentes e convincentes, que o indivíduo compreende com maior ou menor profundidade dependendo de sua formação específica (cf. Catecismo, 31). Que as provas da existência de Deus não podem ser entendidas no mesmo sentido das provas utilizadas pelas ciências experimentais se deduz com clareza do fato de que Deus não é objeto de nosso conhecimento empírico. 

Cada via em direção à existência de Deus alcança somente um aspecto concreto ou dimensão da realidade absoluta de Deus, o do específico contexto filosófico no qual a via se desenvolve: “partindo do movimento e da evolução, da contingência, da ordem e da beleza do mundo, pode chegar-se a conhecer a Deus como origem e fim do universo” (Catecismo, 32). A riqueza e a imensidão de Deus são tais que nenhuma dessas vias, por si mesma, pode chegar a uma imagem completa e pessoal de Deus, mas apenas a alguma faceta dela: existência, inteligência, providência etc.

Entre as chamadas vias cosmológicas, umas das mais conhecidas são as célebres “cinco vias” elaboradas por São Tomás de Aquino, que contêm em boa medida as reflexões de filósofos anteriores a ele; para sua compreensão, é necessário ter algumas noções de metafísica. As primeiras duas vias propõem a ideia de que as cadeias causais (passagem da potência ao ato, passagem da causa eficiente ao efeito) que observamos na natureza não podem retroceder ao infinito, mas devem apoiar-se em um primeiro motor e sobre uma primeira causa; a terceira via, partindo da observação da contingência e limitação dos entes naturais, deduz que sua causa deve ser um Ente incondicionado e necessário; a quarta, considerando os graus de perfeição participada que se encontram nas coisas, deduz a existência de uma fonte para todas estas perfeições; a quinta via, observando a ordem e o finalismo presentes no mundo, consequência da especificidade e estabilidade de suas leis, deduz a existência de uma inteligência ordenadora que seja também causa final de tudo. 

Assista também: "O homem é "capaz" de Deus!", com prof. Felipe Aquino 

 

Estes e outros itinerários análogos foram propostos por diversos autores com diversas linguagens e formas distintas, até os nossos dias. Portanto, mantêm sua atualidade, ainda que para compreendê-los seja necessário um conhecimento das coisas baseado no realismo (em contraposição a formas de pensamento ideológico), e que não reduzam o conhecimento da realidade somente ao plano empírico experimental (evitando o reducionismo ontológico), de modo que o pensamento humano possa, em suma, subir, dos efeitos visíveis às causas invisíveis (afirmação do pensamento metafísico). 

O conhecimento de Deus é também acessível ao sentido comum, isto é, ao pensamento filosófico espontâneo, comum a todo ser humano, como resultado da experiência existencial de cada um: a admiração ante a beleza e a ordem da natureza, a gratidão pelo dom gratuito da vida, o fundamento e a razão do bem e do amor. Este tipo de conhecimento também é importante para captar a que sujeito se referem as provas filosóficas da existência de Deus: São Tomás, por exemplo, termina suas cinco vias unindo-as com a afirmação: “e isto é o que todos chamam Deus”. 

O testemunho da Sagrada Escritura (cf. Sb 13, 1-9; Rm 1, 18-20; At 17, 22-27) e os ensinamentos do Magistério da Igreja confirmam que o intelecto humano pode chegar ao conhecimento da existência de Deus criador, partindo das criaturas (cf. Catecismo, 36-38). Ao mesmo tempo, quer seja a Escritura, quer seja o Magistério, advertem que o pecado e as más disposições morais podem tornar mais difícil este reconhecimento. 

Giuseppe Tanzella-Nitti
http://www.opusdei.org.br

Fonte: Canção Nova

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Hino da Jornada Mundial da Juventude - 2013


Hino da Jornada Mundial da Juventude - 2013

O drama da fidelidade


O drama da fidelidade 
O Senhor nos convida a estarmos junto a Virgem

Frutos de Maria
“Tomé respondeu: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus lhe disse: ‘Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!’” (Jo 20, 28-29). 

Nós, que hoje cremos em Jesus Cristo, somos os bem-aventurados, que creram sem ter visto. Somos bem-aventurados, pois recebemos de Deus a revelação do Filho de Deus e o dom da fé, para que, pelo seu Espírito possamos crer na Sua presença viva, que é fundamento da Igreja. Nele toda a Igreja se sustenta, Jesus é o alicerce desta construção, da qual somos pedras vivas. Esta Igreja é conduzida pelo Espírito para levar o Evangelho a toda a criatura, para os confins da Terra. 

Como permanecermos fiel a Igreja de Jesus Cristo? 

Tomé, que precisou ver o Senhor e tocar suas chagas, é a imagem do discípulo que não persevera na oração com a Virgem Maria. Ele não crê porque, apesar de ter recebido a Boa Nova do próprio Jesus e o dom da fé, não perseverou como outros discípulos. Mas, antes do Pentecostes, Tomé, que teve dificuldades para crer, uniu-se a João e aos outros discípulos, que estavam com a Virgem Maria, unidos em oração. Esta perseverança na oração com Nossa Senhora, juntamente com as demais pedras vivas da Igreja, é o segredo da perseverança na fé e no seguimento de Jesus Cristo (cf. At 1, 13-14). 

João é a imagem do discípulo fiel de Jesus, que permaneceu com Ele, ao lado da Virgem Maria, até mesmo nos momentos mais críticos da sua entrega na cruz. Aliás, João foi o único que não abandonou Jesus no momento crucial da sua na sua vida na carne aqui na Terra. Como João, somos chamados a permanecer junto à cruz de Jesus, com a Virgem Maria, perseverantes na oração. Pois, este é o modelo do discípulo fiel, que crê em Jesus Cristo, ainda que a cruz e a morte se mostrem sinais de fracasso, de desilusão. 

Nós, cristãos, ainda que o sofrimento e as angústias sejam uma tentação para não acreditarmos na Palavra de Deus, devemos crer que a cruz não é a resposta definitiva. Cristo ressuscitado é o fundamento da nossa fé, ainda que Ele continue a manifestar-se entre nós através do mistério da cruz, do sofrimento. Confiantes que depois da cruz vem a ressurreição, nos unamos também a Mãe de Jesus em oração, para pedir um reavivamento do Espírito e, por Ele fortalecidos, sermos fiéis à missão que o Senhor nos confiou: “Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho” (Mc 16, 15). 

Permaneçamos com Jesus Cristo, junto com o discípulo amado e a Virgem Maria, unidos em oração, perseverantes nos sofrimentos, pois a cruz é prenúncio da ressurreição. Por isso, perseveremos na fé e na esperança da vida em plenitude que o Senhor quer para nós. Cristo se faz presente em nós pelo Espírito, que age em nós e produz frutos de vida eterna. Somente conduzidos pelo Espírito é que poderemos realizar a maior obra de caridade possível, que é levar a Palavra de Deus, com eficácia, a todos a quem o Senhor nos enviar.

Oração a São Germano

Oração a São Germano
São Germano de Cápua que levastes uma vida eremítica para maior intimidade com o nosso Deus, fazei calar em nós todas as vãs filosofias e vontades humanas para que somente resplandeça em nosso espírito a luz do Espírito Santo. Que passemos nossa vida seguindo a Jesus Cristo em verdade e Vida para um dia estarmos na eternidade junto a vós e a todos os santos que souberam renunciar as efemeridades do mundo para abraçar o que não passa jamais. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Liturgia Diária


Primeira leitura (Efésios 5,21-33)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 

Irmãos, 21vós, que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos.25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; e nós membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido. 


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.
 
Salmo (Salmos 127)

— Felizes todos os que respeitam o Senhor!

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
 
Evangelho (Lucas 13,18-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Canção Nova

São Germano

São Germano
Nasceu na França, no fim do século V, e lá é venerado. Foi bispo da cidade de Cápua durante vinte e cinco anos, de 516 a 541. Seu maior mérito foi o de ter renovado a vida monástica dentro do próprio mosteiro, e de viver depois em uma gruta próxima ao lago, sem deixar de participar da oração comum dos monges. Ele inspirou a São Francisco de Sales, que fez a transladação do corpo de São Germano, seis séculos depois (1621), e sonhava com a idéia de ser também ele eremita para poder melhor rezar e escrever. Quando faleceu, São Bento, que era seu amigo, viu sua alma sendo levada ao Céu por Anjos, como numa bola de fogo. São Gregório Magno o chama de \"venerabilíssimo bispo Germano\". São Germano sempre foi um homem atento ao poder que as palavras têm. Como Bispo de Cápua participou das negociações do \"cisma acaciano\", que ameaçou as relações entre as igrejas do ocidente e do oriente, em fins do século V e início do século VI. Junto com outros membros, conseguiu pôr fim a uma discussão que já durava trinta anos, através do documento batizado de \"Fórmula de Santo Horsmidas\". Além de ser um debatedor sagaz e brilhante, São Germano também ficou conhecido por sua paranormalidade, sendo-lhe atribuídas diversas visões.

JOVEM


Jovem Cristo é vida
Sangue de jovem, 
não corre, revoluciona!

Li recentemente uma frase que me deixou bem impactado, a frase é esta: “Sangue de jovem não corre, tira racha!”

Realmente é assim, queremos as coisas para já e para agora! Só você imaginar a lentidão da tua net. Se o download demora com certeza a sua impaciência vem em banda larga!

Outros podem usar a frase adaptada: “sangue de jovem não corre, voa”. Prefiro usar:

Sangue de jovem não corre, revoluciona!

Temos uma força forte que corre em nossas veias. Parece redundante, mas não é!

sta força é forte! Pois vem do próprio Deus. Tem gente demais querendo nos convencer que esta força é fraca! Não se deixe iludir!

Fizemos uma experiência com Jesus, ele nos olhou e mudou a nossa vida! Provocou Revolução! E se ainda não provocou, pare de ler este post e se permita ser olhado por Ele! Ele está perto e está com o olhar fixo em você!

Esta experiência foi e é tão forte que nos faz pegar a vida nas mãos e dá-la um destino, um sentido! Gastar a vida na construção de um mundo mais bacana!

Quero te convidar a se mexer, a provar uma Revolução, algo que vai além de ideologia, mas algo que parte do encontro com uma pessoa! Jesus!

Como você se encontra hoje? Tem vontade de mudar o mundo? Vamos anunciar com a vida que é possível ser outro Cristo!

Apesar das dificuldades, não se deixe desencorajar nem renuncie os seus sonhos!

A vida pode até ser dura e difícil, porém acredite: Ser jovem é ter uma visão além do alcance!

O sangue de Jesus nos libertou! Este sangue revoluciona nossa vida e nos leva a falar mais alto que antes e nos dá a certeza de que é preciso mudar esta realidade!

Está em nossas mãos o futuro! Ou vai viver de passado? Pegue cada chance que tem e faça desta chance a oportunidade de provocar a Revolução Jesus!

Se está no presente, viva-o como ele é, ou seja, um presente! Abra-se e se perceba como presente, como Dom.

Neste post, quero provocar você a uma radicalidade na santidade! A deixar-se atrair por Deus e assim fazer algo para mudar a realidade! Podemos anunciar a vida eterna, e que o céu é uma conquista já garantida com Jesus, mas falta nossa parte!

“Os santos são os verdadeiros reformadores. Só dos Santos, só de Deus provém a verdadeira revolução, a mudança decisiva do mundo. ( Bento XVI)

E aí, vamos juntos provocar a Revolução Jesus?

Comente retuite, coloque no Orkut este texto, até se quiser imprimi-lo e queimá-lo e que a fumaça produzida possa anunciar Jesus. Provoque uma reação! Vamos fazer barulho, mas que este barulho tenha o conteúdo que gera sentido, gera vida!

Um conteúdo que é pessoa, é Jesus!


Fonte:Adriano Goncalves
Revolução de Jesus

Romaria da Juventude

Mais algumas fotos da romaria da juventude 








CLIQUE para ver mais fotos da Romaria da Juventude

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

romaria da juventude

imagens da romaria da juventude 2012


mais imagens em estantes 

Oração a São Narciso

Oração a São Narciso
São Narciso, vós que sofrestes na alma a dor da calúnia, injustiça, a difamação, por ser digno operário da obra de Cristo, dai-nos forças diante daqueles que nos impingem palavras injustas, fora da caridade cristã. Que diante destes que tentam nos entristecer, angustiar com a malignidade de suas línguas, sentimentos e pensamentos, possamos estar sob a contínua proteção dos anjos de Deus e, por vossa intercessão, saiamos incólumes e vitoriosos de toda investida desses inimigos, vis instrumentos.

Liturgia Diária


Primeira leitura (Efésios 4,32-5,8)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 4,32sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor. 3A devassidão, ou qualquer espécie de impureza ou cobiça sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos. 4Nada de palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes; dedicai-vos antes à ação de graças. 5Pois, sabei-o bem, o devasso, o impuro, o avarento — que é um idólatra — são excluídos da herança no reino de Cristo e de Deus. 6Que ninguém vos engane com palavras vazias. Tudo isso atrai a cólera de Deus sobre os que lhe desobedecem. 7Não sejais seus cúmplices.8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.
 
Salmo (Salmos 1)

— Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte. 
 
Evangelho (Lucas 13,10-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?”17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Canção Nova

São Narciso

São Narciso 
Nasceu no final do século II, na Palestina. Já era octogenário quando o elegeram bispo de Jerusalém. Foi o trigésimo de Jerusalém. Por ser enérgico e sério, incomodava a muitos. Por esta razão foi acusado de um ato infame por três caluniadores que, para dar credibilidade a seu depoimento chamaram sobre si a cólera de Deus, porque um deles disse, confirmando a calúnia: \"Que eu seja queimado vivo se estiver mentindo!\"; outro disse: \"Que a lepra me devore se eu não estiver falando a verdade!\"; e o terceiro: \"E que eu fique cego se não for verdade o que digo!\". Assim caluniado, não se defendeu e se retirou de Jerusalém sem dizer para onde iria e foi viver recolhido no isolamento e na oração. Um novo bispo tomou posse em seu lugar, depois outro e mais outro. Aos três caluniadores aconteceram os castigos que eles pediram para si mesmos: o primeiro morreu carbonizado num incêndio com sua família, o segundo morreu leproso e o terceiro ficou cego. Alguns anos após, São Narciso retornou a Jerusalém e foi recebido festivamente, reassumindo com glória suas funções. Morreu em Jerusalém, no ano de 212, aos 119 anos.

Jovem, Seja Firme e Corajoso


Jovem, Seja Firme e Corajoso 
Coragem significa a força que brota do coração


Josué, 1, 6-9, Se firme e corajoso, por que tu as de conduzir esse povo, na posse da terra, que jurei, aos seus pais, dar-lhes, tem animo pois, e sê corajoso, para observar, toda a lei de Moisés, que meu servo te prescreveu, não te afaste dela, nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas, trazes sempre nesta boca, as palavras deste livro da lei, medita dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito, assim prosperarás em teus caminhos, e serás bem sucedido, isso é uma ordem, sê firme e corajoso, não te atemorizes, não tenhais medo, por que o senhor está contigo, em qualquer parte para onde fores, isso é uma ordem, qual é a ordem, sê firme e corajoso, não tenhas medo, por que o senhor está contigo, para qualquer parte para onde fores, Palavra da salvação...

Por que Palavra da salvação, só se usa para o Evangelho, qual é o nome do livro que nós acabamos de ler? Josué, esse livro em Hebraico, escreve igual ao nome de quem? Echuá, Deus que salva, Josué é a grande figura de Jesus, assim como Moisés prefigurou a ação de Jesus, Josué é a figura de Jesus, mais que a pré figuração, é a própria figura de Jesus antecipada, é aquele que pega o povo e introduz o povo na terra prometida, meus irmão e minhas irmãs, qual é a qualidade moral e espiritual de Josué, que fez com que Moisés o escolhesse, para que ele conduzisse o povo até a terra prometida?

Essa qualidade moral de Josué, será a grande qualidade dos Profetas, será a grande qualidade de Jesus, e a grande qualidade dos apóstolos, e que precisa ser a qualidade de todos e de cada um de nós, que qualidade é essa? CORAGEM, essa expressão ser firme e corajoso, ela pode ser resumida na palavra CORAGEM, que palavra é essa, de onde vem essa palavra? Coragem é uma palavra dupla, formada de Duas palavras, quais? CORAGEM, Agem é de agir, é força, coragem significa a força que brota do coração, força que vem de dentro, força que de dentro nos impulsiona, e por que, que ela é importante? Ela independe das situações exteriores, é muito mais do que valentia, valentia por exemplo, que é uma qualidade importante em uma pessoa, a valentia ela é motivada pelo exterior, a pessoa fica com raiva e fica valente, ou mais fácil, se olhar que o outro é um tampinha, até eu sou valente, ou se estiver longe.

Você teria coragem de olhando na cara do Mike Tilson, chingar ele? Eu xingaria ele durante meia hora, por telefone, valentia depende das condições exteriores, coragem não, por isso que essa palavra vai perfazer o antigo e o novo testamento como uma linha, em alguns momentos vamos perceber que o autor sagrado para e faz um nó, costura, esses são os momentos que surgem os grandes Homens, e outra coisa interessante, nessa preparação para esse acampamento, retomando a Bíblia a partir do ponto da coragem, eu percebi que essa é uma ordem, que sempre o mais velho, dá ao mais novo, essa é uma ordem imperativa, por isso está no versículo nove, isso é uma ordem: ser firme, ser forte e ser corajoso.

Observe inclusive, que o pronome usado nesse capitulo um, desde o seis até o nove, é a segunda pessoa, e isso é raro na Bíblia, a Bíblia normalmente usa o plural, VÓS, por que é uma palavra dita para todos, essa palavra, ao usar a segunda pessoa do singular, ela está sendo dirigida a você, mais do que você, por que você, pois seria uma corruptela da segunda pessoa, é um tu, é direto, tu, mais do que você, você pode até ser mais indefinido, você se ameniza, aqui no Brasil se usa muito você, com exceção do sul e do maranhão, maranhão é onde se fala o português mais belo desse Brasil, é bonito ver, por que la no sul eles usam o tu, mas o verbo acompanha o você, tu vai, tu viu, tu foi, isso é um espetáculo, aqui não, aqui está uma palavra que você deve riscar em baixo, como minha professora ensinava, sublinhe com uma linha em baixo da frase, que ai não tem perigo de você errar, quando disser sublinhe, é para sublinhar com uma linha em baixo, você deve sublinhar em baixo na sua Bíblia, essa ordem de Deus para você, Sê firme, sê forte, sê corajoso!

Nós já sabemos, que a coragem independe das situações exteriores, coragem é aquela força que brota aqui dentro, e que, ai vem a coisa importante da coragem Bíblica, por isso que ao contrário da valentia, a valentia a gente tem, e coragem? Coragem a gente obtém! coragem você constrói, coragem é algo em que você se transforma, coragem precisa ser uma meta na minha vida, aliás, coragem deveria ser o resumo de três palavras em uma mesma atitude, META, OBJETIVO E PROPÓSITO, o que alinhava essas três atitudes.

Meta: Meta é a onde eu quero chegar, eu tenho uma meta, eu quero chegar na Imagem de nossa senhora que está lá! Então eu começo a caminhar para chegar até lá, acontece que tem aqui uma caixa na minha frente, e eu não tenho como contorna-la, pois ela é muito alta, a valeta que tem aqui é muito profunda e eu não tenho como passar, só a meta não me leva até lá, eu preciso ter objetivo.

Objetivo: Objetivo é, por que eu quero chegar lá? Se esse objetivo for uma necessidade, eu preciso chegar lá, então esquece o obstáculo, por que a coragem me ensina a contornar os obstáculos, a dar a volta, por que agora não se trata mais de uma meta no sentido, mais sim um alvo que está lá para mim, é uma necessidade, eu tenho um por que para chegar lá, quem tem um por que, enfrenta qualquer como, a coragem ela é um por que interior, que nos impulsiona, independente se tem um obstáculo, ou se não tem! e quando você alimenta essa coragem, e quando você alimenta essa coragem, por que a Bíblia nos ensina como alimentar essa coragem, e fala de uma seriedade muito grande a esse respeito, quando você alimenta essa coragem com a determinação, então a sua meta, o seu objetivo agora tem um propósito.

Propósito: é um para quê, não é só o por que eu preciso chegar lá, é para que, o que eu vou fazer quando chegar lá? A coragem transforma meta em propósito, ela deixa para nós, os objetivos claros, e faz você enfrentar, independente da força que vem ao contrário, inclusive com um detalhe, força contrária, você usa contra o obstáculo, isso é igual Judô, Judô, O Bom Judoca, ele tem que treinar para usar a força do adversário contra ele isso é a sabedoria, o grande segredo do Judoca é isso.

Você já notou como na natureza bicho fraco não sobrevive, só que na natureza isso é por instinto, você precisa que pela graça de transformar o seu desejo, a sua meta, o seu propósito, o seu objetivo, transformado pela coragem, torna-se uma necessidade vital, que me impulsiona, agora eu não dependo mais das coisas exteriores, por que gente, ir na onda, qualquer um vai, o encardido sabe disso, por isso que o alvo número um do encardido, são vocês, esse vocês com algumas reticências, é para vocês jovens.

A maior imbecilidade hoje é o vestibular, pois não se aproveita o currículo, mas a nota, passar é uma loteria, se o professor Felipe, Dr. em física, um gênio, se ele sentar para fazer um vestibular em física, não passara, em Biologia, em medicina, não passa, por que não cai nada sobre as matérias.

Já tem analfabeto presidente da câmara, na prefeitura também, Por que, quê o Gabriel Chalita está se destacando na educação? por que ele entende de Educação!

Hoje com essa maquininhas de calcular, piorou, hoje o burro quando foge corra, estão transformando os jovens em verdadeiros burros, hoje não se ve a diferença nos jovens em qualquer pais, vê as mesmas roupas em qualquer pais, usam uns anzóis na língua, na orelha, se eu não fosse padre, eu nunca namoraria uma moça com aquilo na língua, é medonho, quando eu namorava, dava aqueles beijos ásperos, de levar a língua na goela, hoje não se pode nem beijar direito.

Por que os jovens foram para Roma ver o Papa, que era idoso, mas que não era velho, ele voltou a ser criança, quando eu vi o papa abrir a boca e não falar eu disse, agora ele pode morrer, ele voltou a ser criança, (170) Cento e setenta delegações na praça de São Pedro, nunca viram e passaram a profetizar, nunca verá uma cena como aquela, o mundo indo para Roma para ver o quê? Para ver o que? Para ver um caixãozinho de Cipreste? A coragem é que representa João Paulo II, ele se gastou como uma vela, ele ficou como um monte de vela, cera derretida.

O Cântico de Simeão, estou pronto, por que os meus olhos viram a salvação, quem falou que o papa queria renunciar, não sabia o que estava falando.

Eu queria convidar os diretores de escolas para lerem o documento que João Paulo II, escreveu sobre a Educação, se você não ler João Paulo II, Paulo Freire, será que você não nota pouca diferença, o que João Paulo II fez, foi colocar o Espírito Santo nas frases.

Coragem é a graça de você direcionar a sua fraqueza para a pessoa certa, na hora certa, coragem é nadar contra a correnteza, ora, ir a favor da correnteza, é fácil, é só jogar o pedaço de bananeira, e ele vai nadando.

O que são os falsos profetas, Ezequiel diz, são os que tiram a coragem e colocam medo, coragem é igual a aumento da palavra, quem não se alimenta da coragem, torna-se fraco, com medo, por que ela age com o pensamento, e vai minando o coração que age, é triste, estão fazendo os jovens perderem a coragem.

Coração Jovem, o jogo da liberdade, da sexualidade, e para fora o medo explode, pois o que faz o jovem não ser o que ele deve ser é viver tudo desordenado.

Esse acampamento, começou bem, ontem com a missa, cujo o evangelho era o de Paulo, a conversão de Paulo.

No Meu tempo, grupo de Jovens, é para juntar idéias, tínhamos apenas uma hora na Igreja, terminávamos o nosso grupo de oração, num boteco, ou íamos para a casa um dos outros, por que precisávamos continuar o assunto, daí nascia as idéias.

Um dia um jovem teve a idéia de fazer serenata na casa mães, íamos de Bicicleta, de pé, pois tínhamos no coração, a evangelização, um dia um dos nossos viu uma luz la no alto e disse, vamos fazer uma serenata para as prostitutas, dai fomos para a zona, eu tinha o cabelo comprido, encaracolado, vestia um macacão verde, corrente com um dente pendurado, entramos e cantamos, louvado seja o meu senhor, rezamos o pai nosso, até a dona da zona chorou,Quando todo mundo pensa a mesma coisa, nada acontece.

A Canção Nova tem que rezar, que cantar até não poder mais, até perder a voz, até ficar muda, ou muda, o nome fundação João Paulo II quer dizer estar com os olhos voltado para o céu.

João Paulo II já morto, no caixão de cipreste, deitado no chão, pé no chão, mas os olhos para o céu, lá o vento em Roma, os cardeais seguravam a tampa do caixão por causa do vento, aquele homem revolucionou o mundo, assim também quando em Assis o papa disse para o vento forte, fala vento, o Mesmo se repete em Roma, o Homem morto, ensinou a outros homens a morrer, ensinou o mundo a morrer, quem vive em Deus, morre em Deus, e esse vento que desceu de novo, feito o vento de pentecostes, é esse vento que precisa mudar a sua vida.

Nessa vida, ou você se torna uma geração João Paulo II, ou você se torna um nada, O Papa, ensinou o mundo a morrer, quem vive na coragem, tem coragem de morrer.


Fonte:wiki.cancaonova.com
Autor: Pe. Léo
Local: Rincão do Meu Senhor. / Cachoeira Paulista.
Horário: 9:00 Hs. / Acampamento Para Jovens PHN.

romaria da juventude

Romaria da  Juventude foi tudo de bom muita animação louvou e adoração  muitos amigos que conhecemos de varias paroquia de toda diocese de mossoró 

breve iremos publica as fotos tiradas na romaria

e  ano que vem sera  a JMJ  no rio de janeiro 

sábado, 27 de outubro de 2012

Como viver a castidade ?


Castidade
Como viver a castidade ?
Em um mundo em que é erotizado.

O namoro não existe para que vocês conheçam os seus corpos

A lei de Deus afirma que o sexo só deve ser vivido no matrimônio; não há outro lugar para a vida sexual. “A mulher não pode dispor do seu corpo: ele pertence ao seu marido. E também o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa” (1 Cor 7,4). Note que São Paulo não fala em namorados e noivos, mas esposa e marido.

Paul Claudel, diplomata e escritor francês, disse: “A juventude não foi feita para o prazer, mas para o desafio”. Estamos em um mundo erotizado até à exaustão, e tenho pena dos jovens por isso. Mas mesmo assim, Jesus continua a chamá-los, bravamente, a uma vida de castidade. Hoje isso é uma marca do verdadeiro jovem cristão.

Um jovem casto é um jovem forte, cheio de energias para sua vida profissional e moral. É na luta para manter a castidade que você se prepara para ser fiel à sua esposa amanhã. A grandeza de um homem não se mede pelo poder que possui de dominar os outros, mas pela capacidade de dominar a si mesmo. Gandhi dizia que: “A castidade não é uma cultura de estufa… A castidade é uma das maiores disciplinas, sem a qual a mente não pode alcançar a firmeza necessária”. E acrescenta: “A vida sem castidade parece-me vazia e animalesca”. E também: “Um homem entregue aos prazeres perde o seu vigor, torna-se efeminado e vive cheio de medo” (Toschi Tomás, “Gandhi, mensagem para hoje”, Editora Mundo três, SP, 1977, pg. 105ss).

Alguns querem se permitir um grau de intimidade “seguro”, isto é, até que o “sinal vermelho seja aceso”; aí está um grave engano. Quase sempre o sinal vermelho é ultrapassado e, muitas vezes, acontece o que não deve. Quantas namoradas grávidas…

Para haver a castidade nos nossos atos é preciso que antes ela exista em nossos pensamentos e palavras. Jamais será casto aquele que permitir que os seus pensamentos, olhos, ouvidos, vagueiem pelo mundo do erotismo. O jovem e a jovem cristãos terão de lutar muito para não permitir que o relacionamento sexual os envolva e abafe o namoro. Jesus deu a receita da castidade: “Vigiai e orai” porque “a carne é fraca” (cf. Mt 26, 41).

O namoro não existe para que vocês conheçam os seus corpos… mas as suas almas. Um namoro puro só será possível com a graça de Deus, com a oração, a vida sacramental, a reza do Terço, com a vigilância e, sobretudo, quando os dois quiserem se preservar um para o outro. Será preciso, então, evitar todas as ocasiões que possam facilitar um relacionamento mais íntimo. O provérbio diz que “A ocasião faz o ladrão”, e que “Quem brinca com o perigo nele perecerá”. Se você sabe que, naquele lugar, naquele carro, naquela casa, etc., a tentação será maior do que suas forças, então, fuja desses locais. Essa é uma fuga justa e heróica.

É preciso lembrar às moças que o homem se excita principalmente pelos olhos. Então, cuidado com a roupa que você usa; com os decotes, com o comprimento das saias… Não ponha “pólvora” no sangue do seu namorado se você não quer vê-lo “explodir”. O namoro não é o tempo de viver as carícias matrimoniais, pois elas são o prelúdio do ato sexual, o qual não deve ser realizado nessa fase. O que precisa haver entre os namorados é carinho, não as carícias íntimas. Muitas vezes os casais não se dão conta disso. Não provoque seu namorado.

Jovem cristão, você está diante de um belo e enorme desafio: viver a castidade no meio deste mundo “sexualizado” e erotizado ao extremo. Mas você sabe que quanto maior é a luta, mais valiosa é a vitória! Por isso eu lhe digo: se tivesse de dar uma medalha de ouro puro para um jovem que luta para ser casto ou para um general que ganhou uma grande batalha, eu a daria ao jovem.

Fonte: Comunidade Católica Sagrada Família

Oração a São Frumêncio

Oração a São Frumêncio
Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Frumêncio, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Liturgia Diária


Primeira leitura (Efésios 4,7-16)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 7cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 8Daí esta palavra: “Tendo subido às alturas, ele capturou prisioneiros, e distribuiu dons aos homens”. 9”Ele subiu”! Que significa isso, senão que ele desceu também às profundezas da terra? 10Aquele que desceu é o mesmo que subiu mais alto do que todos os céus, a fim de encher o universo.11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude. 14Assim, não seremos mais crianças ao sabor das ondas, arrastados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e induzidos por sua astúcia ao erro. 15Motivados pelo amor queremos ater-nos à verdade e crescer em tudo até atingirmos aquele que é a Cabeça, Cristo. 16Graças a Ele, o corpo, coordenado e bem unido, por meio de todas as articulações que o servem, realiza o seu crescimento, segundo uma atividade à medida de cada membro, para a sua edificação no amor. 


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.
 
Salmo (Salmos 121)

— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede de justiça lá está, e o trono de Davi. 
 
Evangelho (Lucas 13,1-9)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 
8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Canção Nova