Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mensagem


O que é material desgasta-se. Merece atenção, mas não apego. O que é espiritual se renova, aperfeiçoa, amplia, sem desgaste.

Oração de São Raimundo Nonato


Oração de São Raimundo Nonato

São Nonato, que não tivestes a graça de receber o carinho e o aconchego materno, olhai pelas inúmeras crianças que estão às ruas, sem lar, maltratadas por seus pais ou pela sociedade. Vós que tanto lutastes pela libertação dos escravos, olhai por todos os empregados injustiçados e vítimas da crueldade de seus patrões. Vós que fostes perseguido por causa de justiça e tão maltratado por vossos perseguidores, olhai pelos cristãos perseguidos, encarcerados e por aqueles que se encontram longe da fé pela falta de cristãos realmente engajados nesse ministério e por outros líderes que não se preocupam com eles. Vós, que tanto amastes a justiça, defendei-nos dos que nos tentam arruinar, tanto material quanto espiritualmente. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Liturgia Diária


Primeira leitura (1º Coríntios 1,17-25)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 17de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a Boa Nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria.18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus.
19Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação.
22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 

- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.
 
Salmo (Salmos 32)
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!
— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.
 
Evangelho (Mateus 25,1-13)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo.2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 
3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.
9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Canção Nova

São Raimundo Nonato

Santo de Hoje
São Raimundo Nonato

Raimundo nasceu em Portell, na Catalunha, Espanha, em 1200. Seus pais eram nobres, porém não tinham grandes fortunas. O seu nascimento aconteceu de modo trágico: sua mãe morreu durante os trabalhos de parto, antes de dar-lhe à luz. Por isso Raimundo recebeu o nome de Nonato, que significa não-nascido de mãe viva, ou seja, foi extraído vivo do corpo sem vida dela. 

Dotado de grande inteligência, fez com certa tranqüilidade seus estudos primários. O pai, percebendo os dotes religiosos do filho, tratou de mandá-lo administrar uma pequena fazenda de propriedade da família. Com isso, queria demovê-lo da idéia de ingressar na vida religiosa. Porém as coisas aconteceram exatamente ao contrário. 

Raimundo, no silêncio e na solidão em que vivia, fortificou ainda mais sua vontade de dedicar-se unicamente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por seu amigo Pedro Nolasco, agora também santo. A Ordem tinha como principal finalidade libertar cristãos que caíam nas mãos dos mouros e eram por eles feitos escravos. Nessa missão, dedicou-se de coração e alma. 

Apesar da dificuldade, conseguiu o consentimento do pai e, finalmente, em 1224, ingressou na Ordem, recebendo o hábito das mãos do próprio fundador. Ordenou-se sacerdote e seus dotes de missionário vieram à tona, dedicando-se nessa missão de coração e alma. Por isso foi mandado em missão à Argélia, norte da África, para resgatar cristãos das mãos dos muçulmanos. Conseguiu libertar cento e cinqüenta escravos e devolvê-los às suas famílias. 

Quando se ofereceu como refém, sofreu no cativeiro verdadeiras torturas e humilhações. Mas mesmo assim não abandonou seu trabalho. Levava o conforto e a Palavra de Deus aos que sofriam mais do que ele e já estavam prestes a renunciar à fé em Jesus. Muitas foram as pessoas convertidas por ele, o que despertou a ira dos magistrados muçulmanos, os quais mandaram que lhe perfurassem a boca e colocassem cadeados, para que Raimundo nunca mais pudesse falar e pregar a doutrina de Cristo. 

Raimundo sofreu durante oito meses essa tortura até ser libertado, mas com a saúde abalada. Quando chegou à pátria, na Catalunha, em 1239, logo foi nomeado cardeal pelo papa Gregório IX, que o chamou para ser seu conselheiro em Roma. Empreendeu a viagem no ano seguinte, mas não conseguiu concluí-la. Próximo de Barcelona, na cidade de Cardona, já com a saúde debilitada pelos sofrimentos do cativeiro, Raimundo Nonato foi acometido de forte febre e acabou morrendo, em 31 de agosto de 1240, quando tinha, apenas, quarenta anos de idade. 

Raimundo Nonato foi sepultado naquela cidade e o seu túmulo tornou-se local de peregrinação, sendo, então, erguida uma igreja para abrigar seus restos mortais. Seu culto propagou-se pela Espanha e pela Europa, sendo confirmado por Roma em 1681. São Raimundo Nonato, devido à condição difícil do seu nascimento, é venerado como Padroeiro das Parturientes, das Parteiras e dos Obstetras.

Eu venci o mundo

Canção Nova
Eu venci o mundo
“Cristo Jesus destruiu a morte, fez brilhar a vida e a imortalidade”
Pouco antes de morrer, encarcerado em Roma, São Paulo escreveu sua última carta a Timóteo. Nela ele recorda que é anunciador da mensagem salvadora: “Cristo Jesus destruiu a morte, fez brilhar a vida e a imortalidade” (2Tm2, 10).

Por causa deste ministério ele sofreu muito como mostra em 2Cor 11, 23-29. Para seguir o Cristo, Paulo deixou todos os seus títulos de genuíno fariseu (Fl 3, 4-11) e enfrentou os desafios da pregação do Evangelho “loucura e escândalo” (1Cor 1, 23). Foi, por isto, acusado de subversivo contra César (cf. At 17, 7), nocivo à indústria dos ourives em Éfeso (cf. At 19, 23-40), prejudicial ao comércio dos adivinhos (cf. At 16, 16-19), traidor da Lei de Moisés (cf. At 18, 12-17). Suportou tudo por a amor a Jesus. Nunca se arrependeu de ter confiado no Cristo. Com alegria escreveu:

“Eis por que sofro estas coisas. Todavia… sei em quem pus a minha confiança, e estou certo de que Ele é capaz de guardar o meu depósito até aquele Dia” (2Tm 1, 12).“Sei em quem acreditei”. Ele sabia que entregou a sua vida não a um mero homem, nem a uma facção poderosa, mas a Jesus Cristo, Filho de Deus. Sabia que não seria decepcionado. Paulo termina a sua vida dizendo:

“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo Juiz, naquele Dia” (2Tm 4, 7s).

Essas palavras do Apóstolo e a sua atitude, devem ser modelo de vida para nós cristãos. Quem abraça o Evangelho, deposita nas mãos de Jesus Cristo toda a sua vida; não pertence mais a si, mas é selado como propriedade dele (cf. 2Cor 1, 22; Ef 1, 13s). Esta decisão pode parecer arriscada, mas é sumamente sábia. O cristão pode e deve dizer: “Sei em quem pus a minha confiança…!” Jesus venceu o mundo, venceu o pecado, aniquilou o inferno e assim salvou a humanidade. O mundo só pode mudar, ser melhor, quando todos os homens e mulheres aceitarem Jesus como Senhor e Salvador. Não adianta apenas enchermos as nossas ruas de soldados e de polícia; é preciso mais, é preciso que todos vivam o que Jesus ensinou.

Santo Agostinho procurou durante decênios a felicidade, e só a encontrou em Jesus Cristo; depois exclamou:

“Tarde eu te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde eu Te amei. Mas como? Tu estavas dentro de mim, e eu estava fora de mim… Tu estavas comigo, e eu não estava contigo. Retinham-nos longe de Ti as criaturas, que não existiriam se não existissem em Ti… Tu me chamaste, e teu clamor venceu a minha surdez. Tu exalaste o teu perfume, eu respirei, e eis que por Ti suspiro. Provei-Te, e tenho fome de Ti. Tu me tocaste e eu ardo de amor por causa da paz que Tu me deste” (Confissões, I.X, c. 27).

O homem foi criado por Deus para o Infinito; e só Deus pode satisfazê-lo plenamente. Jesus veio nos trazer o céu, o Infinito. 

Muitos, como Agostinho, procuram este Infinito, mas erradamente em bagatelas e ídolos. São enganados pelos falsos valores da vida de tal modo que se assemelham ao viajante que em sua caminhada, é seduzido pelas flores e borboletas da estrada, e esquece a meta à qual desejava chegar! 

Só em Jesus Cristo está a nossa salvação. São Pedro deixou claro que “nenhum outro nome nos foi dado no qual tenhamos a salvação” (At 4,12). São Pedro explica-nos que essa salvação eterna foi conquistada “não por bens perecíveis, como a prata e o ouro… mas pelo precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imolado” ( I Pe 1,18). 

“Carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro, para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados” (1 Pe 2,24). 

Jesus, nosso Senhor e Salvador, não teve dúvidas em oferecer ao Pai o sacrifício teândrico (humano-divino) de sua Pessoa, para resgatar todos aqueles que pela sua Encarnação fez seus irmãos. É a maior prova de amor que já existiu. Esta verdade levou São Paulo a exclamar, quando escreveu aos romanos: 

“Eis uma prova maravilhosa do amor de Deus para conosco: quando ainda éramos pecadores Cristo morreu por nós” (Rom 5,8). 

É pela fé no sangue do Senhor que somos justificados perante Deus Pai, para vivermos uma vida nova, aqui e na eternidade. A nossa conta com a justiça foi paga por Jesus. 

Apesar de toda essa prova extraordinária do amor de Deus por nós, muitos batizados renegam essa fé e vão buscar a salvação onde ela não existe. Abandonando o verdadeiro e único Salvador, e a verdadeira e única Igreja, vão buscar refúgio espiritual em tudo que é abominável a Deus, como nos ensina a Bíblia (Deut 18,10-13). 

Só há uma salvação e um único salvador: Jesus Cristo! Só há uma Igreja, a qual Jesus incumbiu de levar a salvação, através dos sete Sacramentos, a Igreja Católica. “Fora da Igreja não há salvação”, nos ensina o Catecismo da Igreja ; isto é, “toda salvação vem de Cristo-Cabeça através da Igreja que é o seu Corpo” (846). 

E nessa fé São Paulo caminhava, e ninguém, nada o impedia de realizar seu trabalho apostólico. Sua força era o seu Senhor: “Tudo posso naquele que me conforta” (Fl 4,13). Sabia que não podia confiar em si mesmo; antes, preferia assumir sua fraqueza e deixar que o Senhor agisse nele livremente: “Para mim o viver é Cristo” (Fl 1,21). E dizia triunfante na fé: “Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. (…) Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte! (II Cor 12,9-10). 

A força do cristão está em Cristo e não nele. Enquanto não aprendermos aquilo que Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5), não poderemos ser instrumentos úteis para Deus implantar Seu reino entre os homens. Na medida em que nos esvaziarmos de nós mesmos, do nosso orgulho em querer ser melhores que os outros, de nossa vaidade em querer aparecer (mesmo nas coisas de Deus), ou de nossa autossuficiência em achar que só nós estamos certos, aí então poderemos ser úteis a Deus. 

A História da Igreja comprova a certeza de São Paulo: “sei em quem pus a minha confiança”! Nela podemos ver com clareza a sua transcendência e divindade. Nenhuma instituição humana sobreviveu a tantos golpes, perseguições, martírios e massacres durante 2000 mil anos; e nenhuma outra instituição humana teve uma sequência ininterrupta de governantes. Já são 266 Papas desde Pedro de Cafarnaum. 

Esta façanha só foi possível porque ela é verdadeiramente divina; divindade esta que provém Daquele que é a sua Cabeça, Jesus Cristo. Ele fez da Igreja o Seu próprio Corpo (cf. Cl 1,18), para salvar toda a humanidade. 

A maior graça que recebemos do Pai foi a de nos tornarmos Seus filhos, pela adoção em Jesus que assumiu a nossa natureza. São João falou disso como a maior manifestação do amor de Deus por nós: “Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós somos de fato. (…) Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus” (I Jo 3,1-2). E o mesmo Apóstolo afirmou que “a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1,12). Pela fé no nome de Jesus, tornamo-nos filhos de Deus e “predestinados a ser conformes à imagem de Seu Filho” (Rm 8,29). 

Já que somos propriedade sagrada de Deus, não podemos viver de qualquer jeito, desperdiçando a vida, o tempo e os talentos. Precisamos viver para fazer a vontade de Deus. A Virgem Maria foi a criatura que melhor viveu na terra essa realidade. “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38a). E então o Verbo se fez carne! Ser servo de Deus, escravo, quer dizer não ter vontade própria; quer dizer obedecer irrestritamente à ordem do Senhor. 

Pertencer a Deus é viver para os outros; é servir. Sem essa preciosa auto-doação, a vida se esvazia e perde o sentido. É que Jesus nos ensinou; é a receita simples, bela e poderosa para salvar o mundo. 

Prof. Felipe Aquino

Fonte: Canção Nova

Escravos por amor a Jesus Cristo

Canção NovaEscravos por amor a Jesus Cristo
Faça-se em mim segundo a vossa palavra
"Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado" (Mt 23, 12).

Estas palavras de Jesus nos colocam diante de uma realidade fundamental acerca de nossa vocação. Como cristãos, somos chamados a acolher a cruz de Cristo em nossas vidas. Ele se humilhou, assumindo a condição de escravo, cuja vida não pertence a si mesmo, mas ao seu senhor. Como Ele, somos chamados a assumir o "ser servo". Para refletir sobre este tema, é muito importante olharmos para a mãe do Servo Sofredor, para a Virgem Maria.

Na Anunciação de que Nossa Senhora seria a Mãe de Jesus (cf. Lc 1, 31), ela responde ao anjo: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1, 38). Maria não somente se disse serva, mas se coloca a serviço de sua prima Isabel. Depois da resposta de Maria ao anúncio do anjo, ela visitou sua prima, a qual estava grávida de João Batista. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc, 1, 42b).

Assista também: "Tratado a Verdadeira Devoção à Virgem Maria", com padre Paulo Ricardo



Maria tinha acabado de chegar. Nem mesmo havia se colocado a serviço e foi exaltada pela saudação de Isabel. Esta declara Maria como a bem-aventurada, a realizada pelo fato de ter acreditado no anúncio do anjo: “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45). Mais ainda, Isabel profetiza o cumprimento da anunciação feita pelo anjo. 

Depois das palavras inspiradas de Isabel, em Nossa Senhora, no cântico do “Magnificat”, realiza-se a profecia de Isabel. Maria experimenta, naquele momento, a exaltação de Deus: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1, 47-48a). Maria foi exaltada logo depois no anúncio do anjo, porque se fez humilde, fez-se serva do Senhor. Cheia do Espírito, Maria profetiza a exaltação que lhe será dada até o fim dos tempos: “Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz” (Lc 1, 48b). 

Como a Virgem Maria, que se fez serva, fez-se escrava do Senhor, somos chamados também a nos fazer servos, escravos por amor do Senhor. Acolhendo com humildade o desígnio de Deus para nós, o Senhor nos promete que seremos exaltados: “quem se humilhar será exaltado” (Mt 23, 12). Certamente, esta exaltação acontece aqui, ainda que não conforme a nossa vontade, e acontecerá plenamente na glória da Jerusalém celeste, onde estaremos na comunhão definitiva com a Santíssima Trindade, a Virgem Maria, os anjos e os santos. 

Natalino Ueda - Comunidade Canção Nova
http://blog.cancaonova.com/tododemaria

Falar bem ajuda na entrevista

Canção Nova

Falar bem ajuda na entrevista 
Confira algumas

Pra quem quer conseguir uma vaga no mercado de trabalho, a maioria das empresas, hoje, exige que o candidato passe por uma entrevista. E saber se comunicar bem conta na hora de conquistar o cargo.

Uma pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), feita na primeira quinzena de julho, apontou a dificuldade de comunicação verbal como o principal problema entre os candidatos na hora da primeira entrevista. Outras questões relacionadas à gramática também apareceram em larga escala. Mas afinal de contas, o que acontece com esses jovens logo na primeira entrevista? 

De acordo com a especialista em orientação de carreiras, Cláudia Carraro, uma boa maneira de diminuir a ansiedade é o domínio do conhecimento sobre a empresa que irá contratar.

"Saber aonde vai ser a entrevista, pesquisar sobre a empresa, às vezes ter algum amigo que trabalha já nesta empresa para saber como que é, o que eles gostam, quais são os valores da empresa", explica Cláudia.

Algumas dicas podem melhorar a performance do candidato na hora da entrevista: Procure evitar os erros cometidos anteriormente; Durma bem antes de ser entrevistado; Procure manter o equilíbrio, tanto do que fala, quanto da atitude; Use roupas adequadas para o emprego que almeja.

"De repente eu vou com uma calça social, uma blusa social. As mulheres, por exemplos, evitem muita maquiagem, um perfume muito forte, que às vezes o entrevistador fica prestando mais atenção no perfume e na maquiagem do que na própria competência da pessoa", indica Cláudia Carraro.

E acima de tudo, trabalhe a comunicação. Afinal de contas, o mundo só pode ser conquistado por quem diz a que veio.

Acompanhe à reportagem:



Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO DA 235ª FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES


PROGRAMAÇÃO DA 235ª FESTA DE NOSSA SENHORA                                DAS DORES

CLIQUE PARA AMPLIAR

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
06 A 15/09/2012
TEMA: “BENDITA AQUELA QUE ACREDITOU”. Lc 1,45
Caros fiéis, saúdo-vos em Jesus, Maria e José!

“O justo vive da fé”. Gl 3,11

Os fortes ventos de setembro sopram a partir da Serra de Patu, varrem e agitam nossa cidade, preparando-a para a 235ª Festa de Nossa Senhora das Dores, Mãe dadivosa de toda família patuense.
Quando da visita de Maria a Isabel, sua prima cheia do Espírito Santo exclamou: “Bendita aquela que acreditou” Lc 1,45, saudação que propomos como tema da nossa Festa, no contexto do Ano da Fé, que em breve será proclamado pelo Papa Bento XVI, em comemoração aos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, que trouxe um novo sopro de vitalidade à Igreja, presente em todos os recantos da terra.
Como os Apóstolos queremos dizer: “Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé” Mc 9,23.
Maria, mãe de todos os fiéis, auxilie-nos na missão de proclamar o evangelho de teu Filho Jesus, para que todos cheguem ao conhecimento da verdadeira fé!

Bem-vindos(as) à Festa da Padroeira de Patu!

Pe. Domingos de Sá Filho, msf
Administrador paroquial

PROGRAMAÇÃO

06/09 – Quinta-Feira
6h – Alvorada festiva
18h30 – Procissão motorizada com a imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores.
Percurso: Estação para Igreja Matriz.
19h – Hasteamento da Bandeira da Padroeira e Missa de abertura 235ª Festa de Nossa Senhora das Dores.
Texto Bíblico para meditação: Mt: 2,13-15.19-23 (Pega o menino e sua mãe e foge para o Egito)
Presidente: Pe. George Lourenço dos Santos, msf
Noiteiros: Motoristas, Motoqueiros, Moto Clubes Os Impossíveis do Asfalto e Anjos da Serra , Bairro Nova Brasília e Centro.
Responsáveis: Assis Holanda, Zilklenio Azevedo, Marcone/Alexandre, Junior e Tininha, Chica Boa, Edione, Margarida e Raimunda Dias.

07/09 – Sexta-Feira
19h – Oração do Terço e Novena.
Texto Bíblico para meditação: Mt: 12,46-50 (“Eis minha mãe e meus irmãos”)
Presidente: Pe. Maciel Rodrigues (Apodi)
Noiteiros: Curso Bíblico, Focolares, Equipe Litúrgica, Pascom, Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, Pastoral Catequética, Conjunto João Pereira, Comunidades Rurais, Sindicatos Patronal e Rural, SINDSERPUMP e FIOS.
Responsáveis: José Bezerra, Agildo, Raniery, Missionários da Sagrada Família, Gerlúzia, Sandra, João Antônio, Sandoval Dutra, Rita Cândida, Expedito, Jorge Castro, Valdemar, Marcondes, Marilene e demais representantes.

08/09 – Sábado
19h – Oração do Terço, Novena e Missa da Crisma.
Texto Bíblico para meditação: Jo 20,19-23 (“Recebei o Espírito Santo”)
Presidente: Dom Mariano Manzana
Noiteiros: Legião de Maria, Amigos da Sagrada Face, Movimento da Mãe Rainha, Pastoral da Criança, Visão Mundial, Patuenses Ausentes, Bairro Sta. Teresinha e Conjunto Nova Patu.
Responsáveis: Mª Celia, Suelene, Mª Lopes, Rita, Raniery, Belinha, Leidiane, Dutra e Ana Maria, D Neuza, Novinha, Ritinha, Raniely, Edno e Gizelda.
21h – Leilão

09/09 – Domingo
7h30 – Missa
8h30 – Batizados
19 – Oração do Terço, Novena e Missa
Texto Bíblico para meditação: Mc: 7,31-37 (“Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”)
Presidente: Pe. Domingos de Sá Filho, msf
Noiteiros: Ministros da Eucaristia, Hospital Dr. Henderson J. Moura, Clínicas particulares, Rádio Educadora Patuense, PETI, Capela São João Batista e Conjunto Francisco Dantas.
Responsáveis: Neto, Lourdes Pereira, Wanda Godeiro, Raniery, Lenilda,  Dra. Simone, Dr. Alisson, Dr. Ives, Dr Eudes, Dr. Gustavo e José Bezerra.

10/09 – Segunda-Feira
19 – Oração do Terço e Novena.
Texto Bíblico para meditação: Lc: 11,27-28 (“Feliz o ventre que te trouxe”)
Presidente: Pe. Cícero Gomes de Lira (Belém do Brejo do Cruz)
Noiteiros: Encontro de Casais com Cristo, Pastoral da Família (Setores: Batismo e Matrimônio), Pastoral do Dízimo, Bairro da Estação.
Responsáveis: Cesanildo e Edivania, Jorge e Lourdes, Raimundo e Leida, Neto, Equipe do Dízimo, Pedro, Cícera Calixta e Luzia.

11/09 – Terça-Feira
19 – Oração do Terço e Novena.
Texto Bíblico para meditação: Lc: 2,27-35 (“Senhor quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?”)
Presidente: Pe. Possídio Lopes dos Santos Neto (Martins)
Noiteiros: Terço dos homens, CDL, Banco do Brasil, INSS, Correios, Emater e Sec. de Agricultura, Blogueiros,
Bairro Fomento e Projeto Crescer.
Responsáveis: Júnior, Jaiza, Rodrigo, Lizenir, Irami, Dr. Ricardo e Edvandro, Elione, Gizelda e Egilania.

12/09 – Quarta-Feira
19h – Oração do Terço e Novena.
Texto Bíblico para meditação: Lc: 2,41-52 (“Teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”)
Presidente: Frei Severino Pinheiro da Silva Neto, OFMCap (Catolé do Rocha)
Noiteiros: Pastoral da Juventude (JOCAP e JOVIASC), Grupos de Idosos: João Inácio e Idoso Cidadão, Bairro Pe. José Kruza.   
Responsáveis: Gilzeda, Tanyth e Chrislannia, Lúcia Brígida, Aparecida, Sandoval e Mª José.

13/09 – Quinta-Feira
19h – Oração do Terço e Novena.
Texto Bíblico para meditação: Lc: 2,33-35 (“Quanto a ti uma espada te transpassará o coração”).
Pregador: Seminarista Ramilson Raimundo de Moura
Noiteiros: Renovação Carismática Católica, Prefeitura Municipal (Secretarias e funcionários), Câmara Municipal, UERN, Escolas (Estaduais, Municipais, Particulares), Comunidade de Messias.
Responsáveis: Emanuel, Evilásia e Gorete, Maria Helena Gentil, Josenir Calixta, Diretores e Vice-Diretores, e Responsáveis pela comunidade.

14/09 – Sexta-Feira
19h – Oração do Terço e Novena.
Texto Bíblico para meditação: Jo: 3,13-17 (“É necessário que o Filho do Homem seja levantado”).
Presidente: Pe. Domingos de Sá Filho, msf
Noiteiros: Apostolado da Oração, Terço das Mulheres, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar e Bairro Costa e Silva.
Responsáveis: D. Salete Dantas, Izenira e Mª Celi, Dr. Valdir Lobo Maia, Dra. Micaele Fortes , Del. Dr. Sandro Regis, Cap. Miriam, Fco. Ramos, Rita Dalvaci e Maria Gorete.

15/09 – Sábado
6h – Alvorada festiva e Canto do ofício de Nossa Senhora
17h – Procissão de encerramento com a imagem de Nossa Senhora das Dores e em seguida, Missa de encerramento da festa.
Texto Bíblico para meditação: Jo: 19,25-27 (“Perto da cruz de Jesus estava, de pé a sua mãe”).
Presidente: Pe. Domingos de Sá Filho, msf