Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Inclusão social plena para pessoas com deficiência

Frutos de Maria
Inclusão social plena para pessoas com deficiência 
Pede Bento XVI
Nesta segunda-feira, 3, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A data foi lembrada pelo Papa Bento XVI ao final da oração dominical do Angelus, na Praça São Pedro. 

“Toda pessoa, mesmo com seus limites físicos e psíquicos, mesmo graves, é sempre um valor inestimável, e como tal deve ser considerada. Encorajo as comunidades eclesiais a prestarem atenção e acolhimento a estes irmãos e irmãs. Exorto os legisladores e os governantes a protegerem as pessoas com deficiências e a promoverem sua plena participação na vida da sociedade”, disse o Papa.

O tema de 2012 deste Dia Internacional, instituído pelas Nações Unidas, é “Eliminar as barreiras para criar uma sociedade inclusora e acessível a todos”. 

Na mensagem para a ocasião, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, cita os Jogos Paraolímpicos de Londres como um exemplo do imenso potencial das pessoas com deficiências para engrandecer-se e servir de inspiração. 

“As pessoas com deficiências exercem um efeito positivo notável na sociedade e poderiam contribuir ainda mais se eliminássemos os obstáculos que impedem sua participação. Com mais de dois milhões de pessoas portadoras de deficiências no mundo de hoje, isso é mais importante do que nunca.” 

Ban Ki-moon recordou em especial o legendário artista Stevie Wonder, Mensageiro da Paz da ONU, que, segundo o Secretário-Geral, encarna o espírito de serviço ao próximo.

Com o objetivo de impulsionar medidas em prol dos deficientes, a Assembleia Geral da ONU realizará em 2013 uma reunião sobre a deficiência e desenvolvimento. “Este Dia Internacional das Pessoas com Deficiências representa o início oficial dos preparativos para esta reunião. Aproveitemos ao máximo esta comemoração, esforçando-nos para garantir que as pessoas com deficiências desfrutem de seus direitos e desenvolvam seu valioso potencial.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário